Macarronada

Macarrão: comida que alimenta a alma!

Nina Horta já dizia: “comida de alma é aquela que consola, escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora de dor, de depressão, de tristeza pequena. Não é, com certeza, um leitão pururuca, nem um menu nouvelle seguido à risca. Dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra a infância e os costumes. É a canja da mãe judia, panaceia sagrada a resolver todos os problemas existenciais. O caldo de galinha gelatinoso, tomado às colheradas. O leite quente com canela, o arroz-doce, o chá de camomila, o bolinho de chuva da vovó, os ovos nevados, a banana cozida com casca, as gelatinas, o pudim de leite…”

Essa é a melhor definição para comfort food, ou, “comida afetiva”. É aquela preparação que, assim que você coloca na boca, proporciona bons sentimentos e recordações! Veio para contrariar o fast food, que estimula a rapidez na hora de comer e sem se preocupar com a qualidade do que está na mesa, combinando com a rotina corrida e atribulada que estamos inseridos. Conforme o tempo foi passando e as obrigações chegando, o prazer de sentar à mesa para uma refeição simples, saborosa e completa, ao lado de quem amamos, foi deixado de lado – e, com isso, perdeu-se a qualidade do que se é consumido, impactando em nossa saúde.

Mas os acontecimentos atuais, apesar de gerarem grande ansiedade, estão proporcionando um maior tempo em nossas casas, permitindo-nos reaprender diversas coisas, entre elas, o prazer de cozinhar, de comer mais devagar, sentar à mesa e estar perto da nossa família! Preparar um comfort food cai muito bem nesses dias, não é mesmo?Um prato com sabor de infância, degustado com calma, prazer e bons sentimentos, que alimenta muito mais que o corpo, alimenta a alma!

Aproveite a dica de receita #Seitz que tem gosto de domingo na casa da vovó! Fácil, saborosa e nutritiva para você e sua família

Macarronada da Vovó (Espaguete ao molho sugo)

Ingredientes para o molho de tomate

1kg de tomates inteiros higienizados

1 cenoura descascada

1 cebola inteira

1 xícara (chá) água

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

3 dentes de alho picados

Modo de preparo para o molho de tomate

Leve os ingredientes para a panela de pressão por 10 minutos, exceto a cebola e alho. Bata no liquidificador. Reserve. Em uma panela, refogue o alho o azeite e acrescente o molho batido, deixando cozinhar por 10 minutos. Acrescente sal a gosto.

Ingredientes para o macarrão

1 litro de água

100g de Spaghetti Seitz 

Modo de preparo para macarrão

Leve a água ao fogo. Adicione sal a gosto e deixe ferver. Acrescente o Spaghetti Seitz e cozinhe por 4 minutos.

→ Em um prato, coloque o Spaghetti Seitz e ponha a quantidade desejada de molho. Acrescente manjericão e queijo parmesão para o gran finale!

Referências:

HORTA, N. Não é Sopa – Crônicas e Receitas. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Post a Comment

u

find

don peppe’s
location near

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris tincidunt, nisl et aliquet molestie, mi orci tincidunt velit.

Or call us and order in:

+381 065 666 6666