Superioridade nutricional na sua prescrição!

Consideradas um comfort food na rotina da maioria das pessoas, as massas são consumidas com frequência, especialmente, aos fins de semana. Ocupando lugar de destaque na mesa dos brasileiros, o macarrão é o item mais escolhido no cardápio dos almoços de domingo. O estudo da Nielsen, encomendado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), em 2017, relatou que o Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão no mundo, sendo que 9 em cada 10 pessoas comem esse tipo de massa frequentemente.

Uma das preocupações em relação à composição do macarrão é quanto aos seus ingredientes. O macarrão tradicional é feito com farinhas brancas à base de trigo. Seu consumo deve ser restrito para pessoas em programas de emagrecimento e excluído por indivíduos com a condição celíaca, uma vez que tem a presença do glúten. Dessa forma, a substituição de ingredientes na elaboração de massas sem glúten é uma estratégia eficiente para atender a todos que necessitam fazer restrição alimentar, com aporte adequado de nutrientes. Veja 6 desses ingredientes:

Arroz

O arroz é um cereal com alto valor nutritivo, rico em amido resistente, que atua como fibra prebiótica regularizando a microbioa intestinal; e em proteínas, agregando teor proteico às massas, que normalmente possuem um valor reduzido desse macronutriente.

Milho

Com alta densidade de minerais e vitaminas, o milho é um susbtituto nutritivo para a composição de macarrão. O ideal é que não seja transgênico para potencializar os seus benefícios ao corpo. Possui uma boa proporção de fibras e de proteínas.

Batata-doce

Carboidratos, compostos bioativos, proteínas, lipídios, carotenoides, antocianinas e minerais representam a alta carga de nutrientes em diferentes partes da batata-doce. Ela possui composição exclusiva que proporciona os benefícios à saúde, como efeitos antioxidantes e promoção de energia.

Coco

O coco é um ingrediente que, além de nutritivo e versátil, contribui para um sabor diferenciado no macarrão. Possui alto teor de fibras e de triglicerídes de cadeia média, que são capazes de auxiliar na sensação de saciedade.

Grão-de-bico

A proteína e a fibra presentes no grão-de-bico são responsáveis por estimular a saciedade, controlando o apetite. Por conta desse beneficio, ajuda a equilibrar a quantidade ingerida do alimento.

Teff

Menos conhecida no Brasil, a farinha de teff é uma ótima fonte de proteínas e possui carboidrato de baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, ajudando a equilibrar a quantidade de consumo alimentar.

Equilíbrio nas escolhas para seguir um estilo de vida saudável e inclusivo! Conheça os produtos Seitz com esses ingredientes.

REFERÊNCIAS

WANG, S. et al. Chemical constituents and health effects of sweet potato. Food Res Int., v. 89, p. 90-116, nov. 2016. 

NIELSEN. Macarrão: mais um prato queridinho na mesa do brasileiro. Disponível em: <https://www.nielsen.com/br/pt/insights/report/2017/macarrao-mais-um-prato-queridinho-na-mesa-do-brasileiro/?wgu=11671_16644_15823049003958_db9392cde7&wgexpiry=1590080900&afflt=ntrt15490001&afflt_uid=11671_16644_15823049003958_db9392cde7&afflt_uid_2=AFFLT_ID_2>. Acesso em: 21 fev. 2020.

FRANCO, E. de P. et al. Effect of hypoenergetic diet combined with consumption of coconut flour in overweight women. Nutr Hosp., Rio de Janeiro, p. 2012-2018. ago. 2015.

Post a Comment

u

find

don peppe’s
location near

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris tincidunt, nisl et aliquet molestie, mi orci tincidunt velit.

Or call us and order in:

+381 065 666 6666